VOLUNTEERS AREA

Inovapotek conducts safety and efficacy tests in Portugal, and therefore only accepts applications by current residents in Mainland Portugal.

Participe em estudos de avaliação de produtos cosméticos!

Em que consistem os estudos?

Os Estudos Clínicos de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal visam avaliar a tolerância e/ou eficácia de produtos cosméticos em voluntários humanos. Nestes estudos os voluntários utilizam o produto cosmético em avaliação e os efeitos do mesmo são examinados por avaliação clínica, avaliações subjectivas por questionário e/ou por avaliações objectivas com recurso a equipamentos de biometria cutânea não invasivas. Estes estudos são realizados atendendo aos princípios éticos da Declaração de Helsínquia das Boas Práticas Clínicas.

Estudos em curso

1 – Estudo clínico cego e randomizado para a avaliação da eficácia de um produto cosmético na diminuição da densidade e crescimento do pelo – P206C18

O estudo terá a duração de 50 dias, distribuídos em 6 visitas com os seguintes tempos:

– 1ª visita – Esta visita será num dia a combinar, com a duração de 15 a 20 minutos. Será feita a entrevista de recrutamento, onde será explicado o respetivo estudo bem como a verificação dos critérios de inclusão e exclusão.
– 2ª visita – Esta visita será realizada num dia a combinar para efetuar as medições iniciais,com duração aproximada de 30 minutos.
– 3ª visita – Esta visita será realizada passados 4 dias da 2ª visita para completar as medições iniciais, com duração aproximada de 45 minutos.
– 4ª visita – Esta visita será realizada passados 28 dias da 3ª visita para responder a um questionário de avaliação subjetiva, com duração aproximada de 10 minutos.
– 5ª visita – Esta visita será realizada passados 42 dias da 3ª visita para efetuar medições finais, com duração aproximada de 30 minutos.
– 6ª visita – Esta visita será realizada passados 4 dias da 5ª visita para completar as medições finais, com duração aproximada de 45 minutos.

Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.
O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de um produto cosmético na diminuição da densidade e do crescimento do pelo após 42 dias de uso continuo na axila, bem como avaliar a aceitabilidade, tolerância, eficácia e intenção de compra do mesmo produto
cosmético através de questionários de avaliação subjetiva.
Os critérios de inclusão para este estudo são: ser do género feminino; ter idade entre os 18 e os 50 anos; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português, apresentar densidade de pelo elegível na área teste (axila) para as medições avaliado caso a caso pelo investigador Principal ou alguém por ele designado; preferencialmente, mas não obrigatório realizar a depilação com lâmina na área teste (axila) de forma habitual, ter Fototipo da pele II, III ou IV de acordo com a escala de Fitzpatrick e os critérios de exclusão são ter alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais; estar a participar simultaneamente num outro estudo clínico que possa interferir com o estudo; ter alguma doença de pele diagnosticada ou alteração cutânea na área teste (axila) que possa interferir com o estudo (ex: cicatrizes, tatuagens, marcas e ou queimaduras); ter alguma doença que possa interferir com o estudo (Distúrbios hormonais, alopecia universalis, hipertiroidismo, hipotiroidismo, hirsutismo); estar a fazer tratamento farmacológico que interfira com o estudo (tratamentos hormonais ou alterações nos tratamentos hormonais habituais, finasterida, espironolactona, flutamida, corticosteroides), ter realizado remoção do pelo por depilação a laser, foto depilação, depilação com luz pulsada, ou outras técnicas derivadas na área teste nos últimos 5 anos, ter realizado técnicas de
remoção do pelo pela raiz (cera, máquinas de depilação) ou ter aplicado cremes depilatórios na área teste (axila) nos 30 dias anteriores ao inicio do estudo, ter realizado descoloração na área teste nos 30 dias anteriores ao inicio do estudo, ter realizado exfoliação na área teste nos 15 dias anteriores ao inicio do estudo, Mulheres na pré menopausa, pós-menopausa ou menopausa, Grávida ou com intenção de conceber durante o estudo; estar a amamentar
Os participantes serão distribuídos em 1 grupo e será testado 1 produto investigacional.
A ocorrência de reações adversas graves não é expectável.
O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias.
A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 90514.

2 – Estudo clínico duplamente cego e randomizado para a avaliação da eficácia hidratante de espumas de barbear – P110E18
O estudo terá a duração de 14 dias, distribuídos em 3 visitas com os seguintes tempos:

1ª visita – Esta visita será num dia a combinar, com a duração de 45 minutos. Será feita a entrevista de recrutamento, onde será explicado o respetivo estudo bem como a verificação dos critérios de inclusão e exclusão.
2ª visita – Esta visita será realizada num dia a combinar para efetuar medições de hidratação e entregar os produtos investigacionais, com duração aproximada de 1h e 20 minutos.
3ª visita – Esta visita será realizada passados 14 dias da 2ª visita para responder a um questionário de avaliação subjetiva, com duração aproximada de 15 minutos.

Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel
916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

Os objetivos deste estudo são avaliar in vivo a eficácia hidratante de espumas de barbear 15 e 30 minutos após uma única aplicação e avaliar a aceitabilidade, eficácia, tolerância e uso futuro dos mesmos produtos cosméticos.

Os critérios de inclusão para este estudo são: ser do género masculino, ter mais de 18 anos; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português e estar predisposto a barbear o rosto 3 a 5 vezes por semana; para os grupos III e IV do estudo é necessário ainda apresentar pele sensível ao ácido láctico com um score de moderado a severo e os critérios de exclusão são: ter alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais; estar a participar simultaneamente num outro estudo clínico que possa interferir com o estudo; ter alguma doença que possa interferir com o estudo; ter alguma doença de pele diagnosticada ou alteração cutânea na área de teste que possa interferir com o estudo (ex: cicatrizes, tatuagens, marcas, queimaduras, excesso de pelo corporal, etc.); tomar medicação que possa interferir com o estudo; Ter aplicado qualquer produto tópico na área teste (antebraços) nas 24 horas precedentes às medições de hidratação e com intenção de conceber no decorrer do estudo.

Os participantes serão distribuídos em 4 grupos e serão testados 4 produtos na avaliação de hidratação (2 produtos investigacionais e 2 comparadores) e 1 produto investigacional na avaliação de aceitabilidade.

A ocorrência de reações adversas não é expectável, embora possa ocorrer.

É no entanto esperado que, na área onde será aplicado o produto não investigacional (solução aquosa de ácido láctico a 10%), ocorra uma reação cutânea controlada (picadas ligeiras a severas), que é a finalidade da sua utilização, sem colocar os participantes a um risco maior, já que as reações irritativas que este induz são transitórias, ligeiras e bem conhecidas. Também poderá aparecer eritema ligeiro e transitório nas pessoas mais sensíveis na área em contato com o ácido lático a 10%.

Será fornecido todo o acompanhamento médico que se justifique caso ocorra alguma reação adversa grave.

O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias.

A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 73233.

3 – Estudo clínico cego e dermatologicamente controlado para a avaliação da eficácia de um produto cosmético na redução de cicatrizes atróficas de acne. – P106B17

O estudo terá a duração de 56 dias, distribuídos em 3 visitas com os seguintes tempos:

1ª visita – Esta visita será num dia a combinar, com a duração de 15 a 20 minutos. Será feita a entrevista de recrutamento, onde será explicado o respetivo estudo bem como a verificação dos critérios de inclusão e exclusão.
2ª visita – Esta visita será num dia a combinar para efetuar medições iniciais, com duração aproximada de 30 minutos.
3ª visita – Esta visita será realizada passados 56 dias da 2ª visita para efetuar medições finais, com duração aproximada de 30 minutos.

Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

O objetivo deste estudo cego e dermatologicamente controlado consiste em avaliar o efeito de um produto cosmético na diminuição das cicatrizes atróficas de acne após 56 dias de aplicação, através da avaliação clinica realizada pelo dermatologista com recurso a escalas de pontuação, e através da avaliação da eficácia de redução do volume das depressões cutâneas das cicatrizes avaliado com o equipamento Antera 3D, e avaliar a aceitabilidade, tolerância, eficácia e intenção de compra do mesmo produto cosmético através de questionários de avaliação subjetiva.

Os critérios de inclusão para este estudo são género Feminino; idade superior a 18; assinar o consentimento informado do estudo; disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; apresentar pele com cicatrizes atróficas de acne  entre 1 e 4 de acordo com a escala global para severidade de cicatrizes de acne e apresentar fototipo da pele entre I e IV na escala de Fitzpatrick, e os critérios de exclusão são: alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais, produtos comparadores, controlos ou componentes relacionados; estar a participar atualmente num outro estudo clínico que possa interferir no estudo em questão; ter doenças que possam interferir no estudo; ter feito exposição solar prolongada nos 15 dias anteriores ao início do estudo ou pretender fazer exposição solar durante o período de estudo; sob tratamento farmacológico ou outro tipo de tratamentos que possam prejudicar o estudo, incluindo mas não limitado a: tratamentos com isotretinoína nos 6 meses anteriores ao início do estudo; tratamentos anti-acne nos 3 meses anteriores ao início do estudo (exemplos de tratamentos tópicos: antibióticos, peróxido de benzoílo, retinóides, ácido azelaico, zinco; exemplos de tratamentos sistémicos: zinco, antibióticos, etc.), tratamentos de peeling químico nos 6 meses anteriores ao início do estudo, tratamentos com ácido glicólico ácido pirúvico, ácido salicílico e ácido tricloroacético nos 6 meses anteriores ao início do estudo, tratamentos de dermoabrasão/microdermabrasão nos 6 meses anteriores ao início do estudo, tratamentos com técnicas de laser díodo, laser de CO2, técnicas de punção, técnicas de agulhas e outros tipos de tratamentos que possam ser impeditivos do estudo nos 6 meses anteriores ao início do estudo, outros tipos de tratamentos (orais ou tópicos) não específicos para o controlo do acne, mas que possam prejudicar o estudo, nos 3 meses anteriores ao início do mesmo (incluindo, mas não limitado a espironolactona, cortisona, suplementos vitamínicos), ter usado qualquer outro produto cosmético anti-acne e exfoliante nos 14 dias anteriores ao início do estudo; apresentar verrugas, sinais ou cicatrizes em excesso na área de teste selecionada, que poderão prejudicar as avaliações; ter historial de cancro da pele; ter historial conhecido de queratose actínica; ter iniciado Terapia de Reposição Hormonal nos três meses que precedem o início do estudo; ter iniciado o uso de contracetivos orais nos 3 meses anteriores ao início do estudo, ou, ter alterado o método contracetivo no mesmo período, ou ainda, ter a intenção de modificar o método contracetivo ao longo do período de estudo; estar grávida ou ter a intenção de ficar grávida no decorrer do estudo e até 6 meses após o final do estudo; estar a amamentar.

Os participantes serão distribuídos num único grupo e será testado 1 produto investigacional.

A ocorrência de reações adversas graves não é expectável.

O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias

A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 67731.

4 – Estudo clínico cego e dermatologicamente controlado para a avaliação da eficácia de dois séruns cosméticos de crescimento capilar – P034B18

O estudo terá a duração de cerca de 66 dias, distribuídos em 5 visitas com os seguintes tempos:
1ª visita – Esta visita será num dia a combinar, com a duração de 15 a 20 minutos. Será feita a entrevista de recrutamento, onde será explicado o respetivo estudo bem como a verificação dos critérios de inclusão e exclusão.
2ª visita – Esta visita será realizada num dia a combinar para efetuar as medições iniciais, com duração aproximada de 1 hora.
3ª visita – Esta visita será realizada passados 3-5 dias da 2ª visita para efetuar mais medições iniciais, com duração aproximada de 40 minutos.
4ª visita – Esta visita será realizada passados 56 dias da 3ª visita para efetuar medições finais, com duração aproximada de 1 hora.
5ª visita – Esta visita será realizada passados 3-5 dias da 4ª visita para efetuar mais medições finais, com duração aproximada de 40 minutos.

Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de dois produtos cosméticos (séruns capilares) no aumento da espessura capilar após 56 dias de uso.
Os critérios de inclusão para este estudo são:
Grupo I: ser do género masculino; ter idade entre os 18 e os 40 anos; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; apresentar alopécia androgenética de níIvel III de acordo com a escala Norwood-Hamilton (perda de cabelo na coroa da cabeça num estado primário).
Grupo II: ser do género feminino; ter idade entre os 20 e os 55 anos; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; apresentar alopécia de níIvel I-2 a I-4 de acordo com a classificação de Ludwing Savin Chart.
E os critérios de exclusão são:

Grupo I: ter alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais; estar a participar simultaneamente num outro estudo clínico que possa interferir com o estudo; ter alguma doença de pele ou alteração cutânea no couro cabeludo que possa interferir com o estudo; ter alguma doença que possa interferir com o estudo (problemas de tiroide – hipotiroidismo ou hipertiroidismo, alopécia Areata, Lupus Sistémico Eritematoso); estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo com efeito anti-perda de cabelo, aumento da espessura, densidade ou crescimento capilar; estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo que possa interferir com o estudo – que possa provocar perda ou aumento de cabelo (tratamentos hormonais, finasterida, minoxidil, espironolactona, flutamida, androstenediona); rapar ou ter intenção de rapar o cabelo o cabelo durante o estudo; ter intenção de conceber durante o estudo.

Grupo II: ter alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais; estar a participar simultaneamente num outro estudo clínico que possa interferir com o estudo; ter alguma doença de pele ou alteração cutânea no couro cabeludo que possa interferir com o estudo; ter alguma doença que possa interferir com o estudo (problemas de tiroide – hipotiroidismo ou hipertiroidismo, alopécia Areata, Lupus Sistémico Eritematoso); estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo com efeito anti-perda de cabelo, aumento da espessura, densidade ou crescimento capilar; estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo que possa interferir com o estudo – que possa provocar perda ou aumento de cabelo (tratamentos hormonais, finasterida, minoxidil, espironolactona, flutamida, androstenediona); rapar ou ter intenção de rapar o cabelo o cabelo durante o estudo; Grávida ou com intenção de conceber durante o estudo; estar a amamentar.
Os participantes serão distribuídos em 2 grupos e serão testados 2 produtos investigacionais (1 produto investigacional por grupo).
A ocorrência de reações adversas graves não é expectável.
O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pela Investigadora Principal Rita Matias.
A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 54163.

5 – Estudo clínico cego e dermatologicamente controlado para a avaliação da eficácia de um tónico capilar cosmético. – P033B18

O estudo terá a duração de 56 dias, distribuídos em 3 visitas com os seguintes tempos:

1ª visita – Esta visita será num dia a combinar, com a duração de 15 a 20 minutos. Será feita a entrevista de recrutamento, onde será explicado o respetivo estudo bem como a verificação dos critérios de inclusão e exclusão.
2ª visita – Esta visita será realizada num dia a combinar para efetuar medições iniciais, com duração aproximada de 1h.
3ª visita – Esta visita será realizada passados 56 dias da 2ª visita para efetuar medições finais, com duração aproximada de 1h.

Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de um produto cosmético (tónico capilar) no aumento da espessura capilar após 56 dias de uso em participantes do sexo masculino com idade entre 18 e 30 anos.
Os critérios de inclusão para este estudo são: ser do género masculino; ter idade entre os 18 e os 30 anos; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; apresentar alopécia androgenética de níIvel II a III de acordo com a escala Norwood-Hamilton e os critérios de exclusão são: ter alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais; estar a participar simultaneamente num outro estudo clínico que possa interferir com o estudo; ter alguma doença de pele ou alteração cutânea no couro cabeludo que possa interferir com o estudo; ter alguma doença que possa interferir com o estudo (problemas de tiroide – hipotiroidismo ou hipertiroidismo, alopécia Areata, Lupus Sistémico Eritematoso); estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo com efeito anti-perda de cabelo, aumento da espessura, densidade ou crescimento capilar; estar a fazer tratamento farmacológico ou cosmético nos 30 dias anteriores ao estudo que possa interferir com o estudo – que possa provocar perda ou aumento de cabelo (tratamentos hormonais, finasterida, minoxidil, espironolactona, flutamida, androstenediona); rapar ou ter intenção de rapar o cabelo o cabelo durante o estudo; ter intenção de conceber durante o estudo.
Os participantes serão distribuídos num único grupo e será testado 1 produto investigacional.
A ocorrência de reações adversas graves não é expectável.
O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias.
A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 54161.

 
6 – Estudo clínico duplamente cego e randomizado para a avaliação do fator de proteção solar de produtos cosméticos de acordo com a ISO 24444 – P203B18

O estudo terá a duração de 4 dias, distribuídos em 4 visitas com os seguintes tempos:

1ª visita – Entrevista de recrutamento onde será explicado o respetivo estudo, será efetuada a verificação dos critérios de inclusão e exclusão e efetuada a exposição solar inicial . Esta visita terá a duração aproximada de 25 minutos.
2ª visita – Esta visita decorrerá 16 a 24 horas da 1ª visita para efetuar a avaliação da reação da pele e tem a duração de cerca de 15 minutos.
3ª visita – Esta visita decorrerá até uma semana após a 1ª visita para efetuar a exposição à luz solar artificial, com duração aproximada de 4 horas.
4ª visita – Esta visita decorrerá 20 a 24 horas após a 3ª visita para efetuar a avaliação da reação da pele e tem a duração de cerca de 15 minutos.
Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.

Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

O objetivo deste estudo é avaliar in vivo o fator de proteção solar de um produto cosmético em participantes com idades entre os 18 e os 70 anos, após uma única aplicação. Em todos os participantes será testado um produto investigacional e um produto comparador.

Os critérios de inclusão para este estudo são: Género Feminino/Masculino; Idade entre os 18 e os 70 anos, Assinar o consentimento informado do estudo; Disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; Disponibilidade para a duração total do estudo; Perceber, falar e conseguir ler documentos em Português, Fototipo I, II ou III de acordo com a escala de Fitzpatrick e os critérios de exclusão são Alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais, produtos comparativos, controlos ou componentes relacionados; Estar a participar atualmente num outro estudo clínico que possa interferir no estudo em questão; Doenças que possam interferir no estudo; Sob tratamento farmacológico que possa interferir com o estudo (i.e. anti-inflamatórios, com potencial fotossensibilizante, corticosteroides, imunossupressores, etc.); Histórico de cancro de pele; Histórico de reação anormal ao sol; Exposição solar ou exposição intensiva a doses de radiação UVA+UVB na zona das costas nas 4 semanas antes do inicio do estudo; Doenças de pele e/ou alterações cutâneas e/ou anormalidades na região teste (costas) que possam interferir no estudo, nomeadamente cicatrizes, tatuagens, marcas, pigmentação ou danos cutâneos solares, como eritema ou bronzeado na área de teste; Ter pelo excessivo na área teste que possa interferir com a avaliação da reação cutânea; ter participado num teste SPF no dois meses antes do inicio do estudo; Uso frequente de solários; Grávida ou com intenção de ficar grávida no decorrer do estudo; Amamentação.

Os participantes serão distribuídos em 1 grupo e serão testados 2 produtos – 1 produto investigacional e 1 produto comparador.

A ocorrência de reações adversas graves não é expectável. No entanto, uma vez que no presente estudo uma área da pele dos participantes é irradiada com luz UV, uma reação inflamatória da pele similar àquela que acontece após exposição solar irá ocorrer nas primeiras horas após a exposição, caracterizando-se principalmente por vermelhidão, podendo em casos mais extremos ocorrer também edema e bolhas. Após alguns dias a pele exposta ficará com um tom acastanhado podendo depois descamar. As manchas poderão demorar várias semanas a desaparecer, podendo excecionalmente não desaparecer por completo.
Será fornecido todo o acompanhamento médico que se justifique caso ocorra alguma reação adversa grave.
O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias.

A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 31221.

7 – Estudo clínico comparativo, duplo cego, randomizado e controlado para avaliação da eficácia ANTI QUEDA de produtos cosméticos – P069A17
O estudo terá a duração de 56 dias, distribuídos em 4 visitas com os seguintes tempos:
1ª visita – Entrevista de recrutamento onde será explicado o respetivo estudo e será efetuada a verificação dos critérios de inclusão e exclusão. Esta visita terá a duração aproximada de 20 minutos.
2ª visita – Esta visita será num dia a combinar para efetuar as medições iniciais e entrega dos produtos, com duração aproximada de 40 minutos;
3ª visita – Esta visita decorrerá 56 dias após o início do tratamento para efetuar medições finais e o preenchimento de um questionário de avaliação subjetiva, com duração aproximada de 1 hora;
4ª visita – Esta visita decorrerá até 3 dias após a 3ª visita para efetuar as avaliações de tolerância, com a duração de 15 minutos.
Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.
Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

O objetivo principal deste estudo clínico é avaliar a eficácia de um produto cosmético no aumento da espessura capilar após um tratamento de 56 dias em comparação a um placebo. Os objetivos secundários são (1) avaliar a eficácia do mesmo produto cosmético na melhoria da densidade capilar após 56 dias de tratamento em comparação a um placebo, (2) avaliar a tolerância, aceitabilidade, eficácia e intenção de compra do produto pelos participantes através do preenchimento de um questionário de avaliação subjetiva após 56 dia de tratamento, e (3) avaliar os sinais clínicos e sintomas de irritação cutânea por um dermatologista 56 dias após o início do tratamento.
Os critérios de inclusão para este estudo são: Assinar o consentimento informado do estudo; Disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; Disponibilidade para a duração total do estudo; Perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; Género masculino; Idade entre 18 e 65 anos; Ter alopecia androgenética de nível III ou IV de acordo com a Escala de Norwood-Hamilton; e os critérios de exclusão são: Alergia conhecida ou história conhecida de hipersensibilidade aos componentes dos produtos de investigação, produtos comparativos, controles e/ou compostos relacionados; Estar atualmente a participar num estudo clínico que possa interferir no presente estudo; Doenças de pele e/ou alterações cutâneas no couro cabeludo que possam interferir com o estudo; Outras doenças que possam prejudicar o estudo (problemas de tiroide, como hipertiroidismo e hipotiroidismo, Alopecia Areata, Lupus Eritematoso sistêmico (LES)); Tratamento farmacológico ou cosmético em curso ou realizado nos 30 dias anteriores ao início do estudo com efeito anti-queda do cabelo, aumento da espessura, aumento da densidade ou aumento do crescimento do cabelo; Tratamento farmacológico ou cosmético em curso ou realizado nos 30 dias anteriores ao início do estudo que possam prejudicar o estudo – que possam provocar perda ou crescimento de cabelo (tratamentos hormonais, finasterida, minoxidil, espironolactona, flutamida e androstenediona); Cabelo rapado ou intenção de rapar durante o estudo.
Os participantes serão distribuídos em 2 grupos e será testado 1 produto experimental e 1 comparador.
A ocorrência de reações adversas graves não é expectável.
O estudo irá decorrer nas instalações da inovapotek – UPTEC, Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, n.º 455/461 – e será supervisionado pelo Investigador Principal Rita Matias.
A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 16126.

8 – Efeito da aplicação diária de um colutório, na saúde periodontal de participantes com gengivite moderada: estudo clínico duplamente cego, randomizado e controlado por placebo – P157C18

O estudo terá a duração de 140 dias, distribuídos em 5 visitas com os seguintes tempos:
1ª visita – Entrevista de recrutamento onde será explicado o respetivo estudo e será efetuada a verificação dos critérios de inclusão e exclusão. Esta visita terá a duração aproximada de 90 minutos.
2ª visita – Esta visita decorrerá cerca de 14 dias após a 1ª visita para iniciar as medições do estudo e terá a duração aproximada de 90 minutos.
3ª visita – Esta visita decorrerá 28 dias após a 2ª visita para efetuar as medições do estudo e terá a duração aproximada de 90 minutos.
4ª visita – Esta visita decorrerá 91 dias após a 2ª visita para efetuar as medições do estudo e terá a duração aproximada de 90 minutos.
5ª visita – Esta visita decorrerá 126 dias após a 2ª visita para efetuar as medições do estudo e terá a duração aproximada de 90 minutos.
Consulte a informação detalhada abaixo e para esclarecer qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.
Se está interessado(a) ou conhece alguém que esteja e pretende participar neste estudo, contacte-nos através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, respondendo a este e-mail ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo, o seu email e n.º de telemóvel.

Este estudo clínico tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação diária de um colutório, na melhoria da saúde periodontal de participantes com gengivite moderada em comparação com o respetivo placebo, através das seguintes avaliações: (1) avaliação do índice gengival, do índice de placa e do índice de sangramento gengival com recurso a escalas clínicas; (2) avaliação da profundidade de bolso (PPD), nível de inserção clínica (CAL) e recessão (REC) gengival através de uma sonda periodontal; (3) avaliação dos níveis antioxidante e de peroxidação lipídica do fluído crevicular gengival e da saliva através da recolha destes mesmos fluídos e posterior envio para análise.
Todas estas avaliações serão efetuadas por um médico dentista e serão feitas, de forma geral, antes do início do tratamento (t0), e passados 28, 91 e 126 dias do início do tratamento.
É também objetivo do estudo realizar uma avaliação subjetiva dos produtos efetuada pelos participantes, 28, 91 e 126 dias após o tratamento, bem como analisar os eventos adversos reportados durante o estudo através do preenchimento de um diário clínico por parte dos participantes que é entregue aos dentistas após 28 e 91 dias de tratamento.
Os critérios de inclusão para este estudo são ser do género feminino/masculino, ter entre 18 e 64 anos de idade; ter assinado o consentimento informado do estudo; ter disposição, capacidade e vontade de cumprir todos os procedimentos e restrições do estudo; ter disponibilidade para a duração total do estudo; perceber, falar e conseguir ler documentos em Português; apresentar gengivite ligeira a moderada (GI 1-2 normal) em 15-20 dentes sem restauros fixos (especificamente coroas, pontes, etc); apresentar índice de placa igual ou superior a 2 nos mesmos 15-20 dentes e apresentar índice de sangramento gengival superior a 30% nos mesmos 15-20 dentes; mulheres em idade fértil que a utilizar (ou o seu parceiro) um método concecional altamente eficaz e os critérios de exclusão são alergia ou histórico de hipersensibilidade aos componentes dos produtos investigacionais ou componentes relacionados; estar a participar noutro estudo clínico que possa interferir; ter doenças que possam interferir com o estudo, tal como, mas não limitado a: Qualquer doença sistémica não controlada associada à saúde periodontal; Periodontite (PPD > 4 mm ou CAL > 3 mm) pelo menos num dente; Diabetes mellitus tipo I or II; Xerostomia; presença ou histórico recente de doenças infeciosas severas; estar a fazer tratamento farmacológico que possa interferir com o estudo, tal como mas não limitado a: consumo regular de medicação que interfira com a inflamação gengival; antibióticos e/ou anti-inflamatórios nas 2 semanas antecedentes ao recrutamento e a cada visita do estudo; radioterapia e/ou quimioterapia nos últimos 6 meses; terapia ortodôntica ativa; presença de tártaro nos dentes que interfira com o estudo e não permita a avaliação do estado periodontal; uso de colutórios antisséticos nos 14 dias antecedentes ao dia do recrutamento e durante todo o estudo; estar grávida ou com intenções de conceber durante o decorrer do estudo; estar a amamentar; Fumador (> do que 5 cigarros por semana); consumo abusivo de álcool e/ou drogas.

Os participantes serão distribuídos em 2 grupos e serão testados 1 produto investigacional e um produto comparador.
A ocorrência de reações adversas não é expectável, embora possa ocorrer.
Uma vez que no presente estudo as medições são realizadas na zona da gengiva, poderão ocorrer hemorragias locais transitórias e controladas, assim como algum desconforto associado às medições efetuadas com recurso à sonda periodontal.
Será fornecido todo o acompanhamento médico que se justifique caso ocorra alguma reação adversa grave.
O estudo irá decorrer nas instalações da Clínica de Medicina Dentária do Amial – Prof. Sampaio Fernandes, Rua Amial 283, 3º – E – e será supervisionado pelo Investigador Principal Manuel Sampaio Fernandes.
A inovapotek é contratada para a realização deste estudo.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética Competente e registado no RNEC com o número 81833.

Porquê participar?

Ao participar está a contribuir para o melhor conhecimento do grau de tolerância e/ou eficácia do produto cosmético em estudo, permitindo assim que estes produtos cheguem ao mercado de forma mais segura e com eficácia comprovada. A realização destes estudos pelas empresas detentoras das marcas não é obrigatória, podendo os produtos cosméticos ser colocados no mercado sem que tenham sido alvo de qualquer estudo em humanos. Contudo, os produtos que são objecto de estudos clínicos têm um perfil de tolerância e de eficácia melhor comprovadas, que podem ser publicitadas aos consumidores finais.

Além disso, a participação nestes estudos permite aos voluntários testar em primeira mão produtos cosméticos inovadores, antes mesmo de estes chegarem ao mercado, podendo tirar partido do potencial benefício destes produtos sem qualquer custo, assim como conhecer melhor o estado e as necessidades da sua pele.

Além de utilizar os produtos de forma totalmente gratuita, no final do ensaio todos os participantes recebem como compensação pelas despesas incorridas um Cheque Farmácia (válido para cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos não sujeitos a receita médica, num conjunto de farmácias no Porto) ou um Cartão Presente Sonae (válido nas lojas Continente, Worten, Vobis, Sport Zone, Well’s e Book.it, entre outras).

Quais os riscos de participar?

Os Estudos Clínicos de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal podem ser realizados antes ou após a colocação do produto no mercado, mas só são realizados em produtos cuja composição esteja em conformidade com a legislação europeia em vigor. A realização dos Estudos Clínicos de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal não é obrigatória pela legislação europeia, sendo os estudos realizados facultativamente tendo por objetivo a sustentação de alegações comerciais. Uma vez que os produtos cosméticos podem ser colocados no mercado sem qualquer estudo prévio, o risco de participar num dos estudos da inovapotek é o mesmo risco que poderá incorrer ao comprar um produto cosmético que já se encontre disponível no mercado.

Assim, em regra não é previsível a ocorrência de reações de irritação cutânea ou de sensibilização, embora possam ocorrer. No caso de ocorrência de reações adversas graves, os voluntários deverão informar de imediato a inovapotek, e será prestado todo o apoio médico necessário, sem qualquer custo para o voluntário.

Acresce que as técnicas utilizadas nos ensaios são não-invasivas não provocando qualquer dano relevante.

A equipa de investigadores da inovapotek é devidamente treinada, realizando os estudos com ética e profissionalismo, assegurando sempre o bem-estar dos participantes de cada estudo.

Os dados recolhidos são confidenciais?

Qualquer informação que possa identificar o voluntário é estritamente confidencial, sendo arquivada com os registos do ensaio. Os resultados do estudo podem ser publicados como meio de divulgação do produto cosmético, sem que tal identifique os participantes do estudo.

Como participar?

1 – Inscreva-se na nossa base de dados preenchendo o formulário

Para receber sempre informação acerca dos estudos com candidaturas abertas inscreva-se na base de dados da inovapotek, preenchendo e enviando o formulário:

2 – Esteja atento ao seu e-mail, facebook e instagram

Sempre que a inovapotek realiza um novo estudo e inicia um processo de recrutamento é enviado um e-mail para toda a base de dados de voluntários e publicado o recrutamento nas páginas do facebook e instagram da inovapotek.

Caso não visualize o seu e-mail frequentemente poderemos contactá-lo por SMS ou pelo telefone.

A divulgação de cada estudo contém informação sobre o objectivo do estudo, o público-alvo a que se dirige, o número de visitas às instalações da inovapotek, o tempo aproximado de cada visita, e a compensação prevista no final do estudo.

3 – Candidate-se aos estudos da inovapotek através do telefone, facebook ou e-mail

Sempre que pretenda candidatar-se a participar num estudo, deve contactar a inovapotek através do número de telefone 22 030 15 31, do telemóvel 916475955, mensagem privada no facebook, ou através do endereço de correio eletrónico: recrutamento@inovapotek.com especificando o estudo em que se pretende inscrever.

Se ainda não estiver inscrito na nossa base de dados de voluntários pode também candidatar-se a um estudo, bastando para tal que nos contacte, especificando o estudo em que se pretende inscrever, o seu endereço de e-mail e número de telemóvel.

A sua candidatura será analisada e caso satisfaça as condições do estudo, será contactado pela inovapotek.

4 – Participe!

Após a aceitação da sua candidatura a inovapotek entrará em contacto via telefone para agendar a primeira visita às nossas instalações. O objetivo do estudo, as condições, os procedimentos, os riscos e os benefícios de participação ser-lhe-ão detalhada e pessoalmente explicados antes do início do estudo, sendo somente após esta explicação confirmada a intenção do voluntário em participar no estudo. Todos os voluntários são totalmente livres de abandonar qualquer estudo após esta primeira explicação ou em qualquer outro momento no decorrer do estudo.

Para receber sempre informação acerca dos estudos com candidaturas abertas inscreva-se na base de dados da inovapotek, preenchendo e enviando o seguinte formulário:

Nome completo

Data de nascimento:

Telefone/Telemóvel:

O seu email

Sexo:
 Feminino Masculino

Pretendo ser contactado para participar em futuros estudos  Sim

Concordo em fornecer à inovapotek, Pharmaceutical Research and Development, Lda os meus dados pessoais acima indicados. A recolha destes dados tem como finalidade a divulgação dos estudos que a inovapotek realiza. Tomei conhecimento de que posso aceder, receber, retificar e/ou eliminar os dados pessoais que me respeitam a qualquer momento, solicitando-o à inovapotek via telefone (+351 22 030 15 31) ou e-mail (geral@inovapotek.com), e de que posso denunciar à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) qualquer situação em que considere haver uma violação dos meus direitos enquanto titular dos dados, de acordo com o Regulamento (EU) 2016/679, de 27 de abril (Regulamento Geral sobre Proteção de Dados).